quinta-feira, 29 de julho de 2010

DIDÁTICA CRISTÃ

INTRODUÇÃO


Para entendermos a Didática Cristã é necessário que saibamos dar um conceito sobre Educação e Didática.

EDUCAÇÃO
É o ato de educar, polir, formar caráter, é reconstruir, é influenciar, é transmitir conhecimentos.

OBJETIVOS

*Desenvolver a personalidade e ajustar o homem ao meio em que vive, para que ele saiba aceitar, compreender e reagir adequadamente às circunstâncias do seu ambiente. *Educar para a sobrevivência.
*Educar para a comunicação.

DIDÁTICA

É a Doutrina do Ensino e do Método; É a Direção de Aprendizagem. É o modo de transmitir informações, desenvolver habilidades e práticas educativas selecionadas e organizadas para serem trabalhadas com alunos. Segundo a Pedagoga Luzilene Félix, (2009) “ A Didática como “ciência” baseia-se em princípios científicos chamados leis do ensino; como “arte”, envolve a prática e habilidades em comunicar conhecimentos; como “técnica”, utiliza métodos e recursos que facilitam o processo ensino-aprendizagem.”

OBJETIVOS

*Orientar o professor em sua prática docente para que possa ministrar uma aula dinâmica e eficaz. *Possibilitar ao professor habilidades através de práticas e métodos de ensino.
Já citamos alguns pressupostos da Educação e da Didática secular, vamos falar sobre “Educação Cristã e Didática Cristã”.
EDUCAÇÃO CRISTÃ

A missão da Educação Cristã é “IR E ENSINAR”. Porém é necessário que estejamos aptos para desenvolvê-la. Cuja Educação, tem a finalidade de formar o caráter do cidadão que vai morar no céu.

DIDÁTICA CRISTÃ

É a transmissão dos conhecimentos bíblicos de forma sistemática visando uma transformação espiritual do educando em sua vida. Preocupa–se com a edificação total que inclui os bons costumes e o exercício da cidadania, a formação do caráter. Complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas instituições seculares.
FINALIDADE: *Direcionar o “Educador Cristão” através de métodos que não desabone a doutrina cristã, isto é, métodos que não entristeça o “Espírito Santo”. *Alcançar pessoas, corações, mentes, “almas” para o reino dos céus.

A Didática Cristã desenvolve-se a partir da Educação Cristã à qual é indispensável a real presença do Espírito Santo. É o Espírito Santo quem concede a capacitação divina ao Educador comprometido com seu ministério de ensino. “Uma tarefa espiritual – envolvendo verdades espirituais para satisfazer necessidades espirituais – então, requer poder espiritual”. Ressalta o Pr. Isaias Silva. (2006). A Didática Cristã consiste na orientação que devemos dar aos nossos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Tem suas raízes no antigo testamento quando Moisés usado por Deus ordenou ao povo de Israel que nunca deixassem de ensinar a palavra de Deus. Sua ordenança era que cada família jamais, sob qualquer hipótese poderia abrir mão do ensino bíblico. O ensino deveria ser permanente em suas casas, pois só assim seus filhos não esqueceriam o propósito divino para suas vidas. (Dt 6.6-9)

CARACTERES DO
EDUCADOR CRISTÃO

Para desenvolver um bom trabalho é necessário que o educador cristão tenha convicção de que foi chamado para o ministério do ensino. Segundo a Bíblia Sagrada “Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres”. (Ef 4.11-12) e obedecer alguns critérios importantes em sua postura como ministro da palavra de Deus é necessário:

*Estudar a Bíblia diariamente, esta é a bússola do Educador comprometido com ensino da palavra.
*Manter uma comunhão real com Deus. Afinal, a responsabilidade de ensinar a palavra é grande. E o Educador Cristão não pode ministrar a palavra de Deus de qualquer maneira.
*O Educador deve ter uma linguagem sadia, clara e objetiva. Deve construir um elo de comunicação entre si e seus alunos.
*Deve ser dedicado “... Se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7)
*Viver o que ensina seguir o exemplo de Cristo, sendo santo em toda sua maneira de viver.
*Ser submisso ao seu pastor, e a seus líderes. É com submissão e obediência que chegaremos ao céu de glória.
*O Educador Cristão deve viver de tal forma que sua vida sirva de exemplo para seus alunos.
*Deve permanecer em constante oração, amar a Deus e aos seus alunos de forma sincera e profunda.
*Dedicar boa parte de seu tempo à leitura e ao estudo bíblico.*Estar sempre disposto a servir com amor e não pensar em obter qualquer tipo de retribuição, pois o nosso galardão receberemos no grande dia quando nos encontrarmos com o todo poderoso.
*Ter disposição de aprender, receber treinamento para se aperfeiçoar no ministério do ensino.
*Apresentar-se diante da classe fisicamente bem arrumado.*Procurar ser bem informado e ter sua própria biblioteca.

O BOM EDUCADOR NUNCA
SE CANSA DE APRENDER

Quando alguém achar que já aprendeu o suficiente, nesse momento deixou de ser sábio e está começando a trilhar pelo caminho da ignorância. O homem é um ser educável e nunca acaba de aprender. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, aprendemos enquanto ensinamos. Não há melhor maneira de aprender do que tentar ensinar outra pessoa. Quando o professor não sabe uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe, mas irá pesquisar e depois trará a resposta correta. O desenvolvimento no ministério do ensino exige certeza de salvação e obediência ao Espírito Santo. Procurar servir ao Senhor de acordo com seus próprios métodos sem a dependência do Espírito Santo é de pouca valia para a obtenção de bons resultados.

ERROS QUE O EDUCADOR
CRISTÃO DEVE EVITAR

1)Viver sem total dependência do Espírito Santo: Conhecimento da palavra, Oração e Consagração;

2)Desconhecer as Leis do Ensino:*O que são leis? São os princípios, regras ou normas gerais que regem os atos e o comportamento do mundo e do indivíduo. * O que são Leis do Ensino? São princípios, regras ou normas aplicadas especificamente à educação. Todo professor deve conhecer as principais leis de ensino. Por exemplo, se o motorista não conhecer as leis de trânsito torna-se difícil obedecê-las e zelar por sua segurança, dos pedestres e dos próprios colegas. Se os chefes da família não por em práticas as regras de uma boa convivência familiar, sua família tornar-se-á desestruturada, seus membros tornar-se-ão indivíduos desastrosos dentro da sociedade e da própria família. Pense então o que um professor deve estar perdendo por desconhecer as leis de ensino.
Existem pelo menos dez Leis de Ensino:

O aluno aprende quando:
1) É motivado; 2) O professor usa métodos apropriados para ensinar; 3) Gosta do assunto ensinado; 4) Necessita aprender; 5) Vê o professor fazer. At. 1.1; 6) É levado pelo professor a fazer; 7) É levado a pesquisar mais sobre o assunto que o professor ensina; 8) Tem confiança em si mesmo, na escola e no professor; 9) Recebe atenção especial por parte do professor; 10) Orientado pelo professor a ter uma vida de oração.

3. Não pôr em prática essas leis: Jesus disse: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” (Jo 13.17)

4. Não traçar objetivos para sua aula: Não podemos “bater no ar”(I Co9.26)” Nem falar ao ar” (I Co 14.9. Se não houver um propósito firme e uma preparação a aula será de pouca aprendizagem. O que são Objetivos? São metas lançadas para se alcançar determinadas ações a serem desenvolvidas por alunos e professores ou indivíduos relacionados em um planejamento. Ex: O tema da aula é: A cidade de Corinto Objetivos: Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: a) Descrever o contexto histórico e cultural da cidade de Corinto. b) Explicar os três objetivos da segunda carta de Paulo aos coríntios.

5. Não saber o quê e como ensinar: Para ensinar com eficiência o professor deve conhecer o conteúdo de sua aula e ter domínio de métodos que o auxilie no desenvolvimento de sua aula. Se você deseja realmente tornar-se um educador é necessário que estude sem cessar, estude com esmero e dedicação a Palavra de Deus, traçando um Plano de como será sua aula. É necessário que você faça um planejamento.

6) Não planejar o desenvolvimento de suas aulas: De acordo com o dicionário planejamento é fazer planos: planejar, projetar, tencionar, prever. Se bem observarmos, em nosso cotidiano quase todas as nossas ações são planejadas. Planejamos a que horas vamos deitar ou levantar, a dona de casa planeja o que vai fazer para o almoço, o dia em que vai fazer a faxina e etc. Se vamos viajar fazemos o orçamento: de quanto vamos precisar, que roupas vamos levar, decidimos o roteiro da viagem e etc. Dentro desses pressupostos concluímos então que nossas ações são praticamente todas planejadas, se isso não acontece em nosso cotidiano corremos o risco de viver sempre de improviso com sérias dificuldades, sem objetivos, sem metas a serem alcançadas.

Planejamento de Ensino

O Planejamento de Ensino não é diferente. É preciso ter objetivos, lançar metas, em outras palavras: é necessário planejar, fazer um plano de aula com todos os requisitos necessários a uma boa aprendizagem. Segundo o Pr. Marcos Tuller (2002),”Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino”.

Características de um bom planejamento
de ensino

a) Unidade: No planejamento, é fundamental trabalhar de forma em que todas as atividades os objetivos sejam alcançados.
b) Continuidade: Sem planejar o professor corre o risco de perder o fio da meada, dispersando-se e valorizando pontos secundários em vez de priorizar os pontos principais da disciplina em estudo. c) Flexibilidade: Se durante a execução do planejamento, ocorrer algum imprevisto que impossibilite o professor de cumpri-lo, deve alterá-lo sem problema. Para isto o professor deve estar apto para desenvolver a aula sem que haja desperdício de tempo, por mais que o imprevisto mude o conteúdo da aula. Cuidado com o improviso! É por esta e outras razões que o professor deve estar em constante formação. O planejamento é flexível, porém, para que haja essa flexibilidade o professor deve estar preparado para fazer essa intervenção, principalmente quando se trata de Ensino da Palavra de Deus. Se é “Ensinar” que haja dedicação no Ensino (Rm 12.7b ).
d)Objetividade: O planejamento deve ser objetivo e estar baseado nas condições reais do aluno, de local, de tempo, recursos, capacidade e prepara de seus alunos. No planejamento o professor lança os objetivos que deseja alcançar ao ministrar sua aula. Que objetivos são esses? São aqueles que lhe fazem questionamentos. Por Ex. *Esse plano facilitará a aprendizagem dos alunos? *A metodologia usada contribuirá para que haja aprendizagem? *Como será minha linguagem? Clara, de fácil interpretação? *Nessa aula haverá interação entre o aluno, o conteúdo e o professor? *Quais são os pontos positivos? E os negativos?

7. Desconhecer o Público alvo: Não adianta nada possuir muito conhecimento, se não houver domínio da arte de ensinar. Qual é o seu público? Adultos, jovens, adolescentes, pré-adolescentes, crianças? São doutos, leigos? Você o conhece bem e sabe como ensiná-lo? LEMBRE-SE: É a palavra de Deus que você vai ministrar e você não pode ir à sala de aula sem se preparar, sua responsabilidade é grande. Qual será o futuro de seu aluno se você ensiná-lo de forma improvisada? ”Não cometa esse erro! ORE, ESTUDE, PESQUISE, e que a graça do Senhor Jesus possa superabundar em seu ministério de ensino da Palavra.

8. Parar no Tempo: Não se preparar didaticamente e pedagogicamente. Isso faz o professor regredir. É preciso que o professor leia bastante, pesquise, tenha sua biblioteca particular. Não pare no tempo! Atualize-se, participe de eventos que promova suas técnicas de ministrar aulas que desenvolva em seu aluno uma aprendizagem eficaz sem se esquecer, portanto que é a palavra de Deus que você está ministrando e tudo o que você repassar para seus alunos deve ser à luz da infalível e inerrante Palavra de Deus.

9 . Utilizar Recursos Didáticos sem ter total domínio: O que são Recursos Didáticos? Seguindo a linha de Pensamento da pedagoga Luzilene Félix (2009), Recursos Didáticos são componentes do ambiente de aprendizagem, que dão origem à estimulação para o aluno aprender; tem sentido de auxílio, socorro, meio para resolver um problema. Os recursos se ensino classificam-se da seguinte forma:

Natural: Elementos da Natureza,

Escolar: Quadro, Giz, Cartazes e etc.
Da comunidade: Biblioteca, Indústrias, Lojas e Repartições Públicas.

Recursos Auditivos: Rádio, Gravações.

Recursos Visuais: Projeções, Cartazes e Gravuras.

Recursos Audiovisuais: Televisão, Vídeos.

Recursos Humanos: Professor, alunos, e Sociedade.

A aplicação dos Recursos Didáticos é necessária, porque eles atingem diretamente os órgãos dos sentidos. O ser humano somente elabora idéias quando os órgãos dos sentidos fornecem ao cérebro matéria-prima, isto é, imagens do mundo material. Os órgãos dos sentidos são responsáveis por proporções de aprendizagem. É evidente que quanto mais se somam os órgãos dos sentidos, maior será o sucesso da aprendizagem. Observe os dados abaixo de acordo com o índice de aprendizagem do aluno em relação aos órgãos dos sentidos. 10% Quando se faz uma simples leitura. 20% Para simples audição. 50% Para a combinação de ambas: leitura e audição.
70% Para a audição e fala. 90% Para a fala e ação imediata.

Qual a importância dos Recursos em uma Aula Bíblica?

O Senhor Jesus, o Mestre por excelência, é nosso referencial e maior exemplo na dinâmica do ensino e a Bíblia é a fonte máxima para a formação do pensamento Cristão. Jesus ensinava usando coisas simples do dia-a-dia: experiências, problemas, costumes, parábolas, a natureza e etc. isso mostra que o bom Mestre aproveitava os recursos disponíveis e acessíveis para que seus seguidores assimilassem os ensinamentos transmitidos.

10. Usar métodos de ensino sem que este esteja adequado a realidade dos alunos:
Finalidade: Adaptar a lição ao aluno. E não o contrário. Uma aula apresenta normalmente, uma combinação de dois ou mais métodos, e nunca só. O Pr. Antonio Gilberto afirma: “Jesus ensinou usando métodos. Porém é necessário que o Educador Cristão tenha também duas outras coisas: a mensagem dada por Deus e a vida vibrante pelo Espírito Santo. Jesus como Mestre tinha as três coisas MÉTODO, MENSAGEM E VIDA. Você pode preparar uma boa aula com todo carinho esforço e boa vontade, mas somente Deus pode dar a mensagem cheia de vida espiritual”. *Os Métodos Classificam-se em método de: Preleção ou expositivo; Perguntas e Respostas; Discussão ou Debate Orientado; Audiovisual; Narração (Histórias); Leitura; Tarefas (aprender fazendo); Trab. De
pesquisas, redação, trab. Manuais;
Demonstrativos (ensinar fazendo),

CONCLUSÃO

Ser professor da Escola Dominical é muito importante. A Escola Dominical é de suma importância para o crescimento da igreja. Em primeiro lugar, porque o crente cresce espiritualmente através do ensino da palavra. Segundo porque é nossa obrigação motivar nossos alunos a crescerem na graça e no conhecimento da palavra de Deus para tornarem-se cidadãos dos céus e verdadeiros missionários cumprindo o Ide do Mestre. Terceiro porque é necessário que nós Educadores Cristãos estejamos preocupados com nossa prática docente. Devemos nos perguntar: “Estamos realmente ensinando a Palavra de Deus? Nossos alunos estão aprendendo ? Está havendo mudanças de comportamento? Estamos nos colocando à disposição do Santo Espírito de Deus nos preparando para ministrar sua Palavra? Ou estamos apenas improvisando e ministrando uma aula rotineira que não causa a menor vontade de vir para a casa do Senhor no domingo de manhã? Devemos ter o cuidado para não cairmos na mesmice e sim ministrarmos uma aula onde o Espírito de Deus possa se fazer presente. Ministrar a palavra de Deus é uma tarefa muito importante, e é de nossa inteira responsabilidade incutir na mente de nossos alunos o quanto será glorioso quando nos encontrarmos com o “GRANDE DEUS”. Devemos sempre nos auto-avaliar perguntando a nós mesmos: Qual é o meu compromisso enquanto Educador Cristão? Eu sou mesmo um Educador? Ou sou apenas um professor? Saiba você querido Educador que o vaso que se deixa ser usado para ensinar a Palavra de Deus jamais será abalado porque ele tem raízes profundas, é alicerçado pelo Santo Espírito de Deus. Que esse mesmo Espírito ilumine cada Educador, de maneira que possa desenvolver este ministério tão glorioso, ocupar o lugar de honra que lhe foi confiado. Que Deus lhe abençoe grandemente.

Mayara de Souza Silva

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA SAGRADA. Atualizada 4ª Ed. Barueri- São Paulo. 2004

GILBERTO. Antonio, As Crianças precisam conhecer o Evangelho. Art. Ensinador Cristão, CPAD, Rio de Janeiro - RJ. 2009

MARCOS, Tuler. Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. CPAD, RJ. 2009


LEFEVER, Marlene. Estilos de
Aprendizagem. CPAD, Rio de Janeiro - RJ. 2004.

LEFEVER. Marlene, Métodos Criativos de Ensino, CPAD, Rio de Janeiro - RJ. 2005

SILVA, Isaias, Educação Cristã. Etadepa, PA. 2007.

MORAES, Eliezer. Formação Continuada. CPAD, RJ. 2008.


Resumo das Histórias Bíblicas da EBF 2010



Ø  Convidados Para Uma Festa Especial: Jesus conta para uma grande multidão como haveria de ser a sua segunda vinda a esta terra, fala sobre o fim dos tempos, por meio da parábola das Bodas, comparando o Reino dos Céus com uma festa de casamento, mas os convidados não queriam participar desta festa, e entre os que participaram havia um que não estava preparado para está lá. A grande mensagem desta história resume-se no seguinte versículo: Muitos são chamados e poucos escolhidos (Mt 22.14). Leve os pequeninos a entenderem como é importante desejarmos participar desta festa especial que ocorrerá no céu.

Ø  As Amigas da Noiva que perderam o Casamento: Outra vez Jesus compara o Reino dos Céus com uma festa de casamento, só que desta vez, são as damas de honra que estão com problemas. O Mestre queria que as pessoas entendessem que em todo o tempo devemos estar preparados esperando por Ele, pois ninguém sabe a hora ou o momento em que Jesus virá nos buscar, é um grande mistério! Mas, mesmo assim, os pequeninos precisam estar preparados quando isto acontecer, nenhum de nós deve ser pego de surpresa, pois se tal coisa acontecer só restará choro e muito desespero. A parábola das Dez Virgens sintetiza-se no seguinte versículo: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. (Mt 25.13). É a hora e o momento de estarmos preparados para este grande evento “o arrebatamento da Igreja”.

Ø  A Profecia do Fim: Os discípulos ficaram curiosos sobre os ensinamentos de Jesus sobre o fim dos tempos, então perguntaram ao Mestre Jesus, que sinais aparecerão quando o FIM estiver chegando? O Salvador amado, relata a mais completa lista de fatos que marcariam os momentos finais do povo escolhido de Deus aqui nesta Terra, A PROFECIA DO FIM, é o relato mais completo, simples e direto sobre os sinais da vinda de Cristo pela segunda vez,  com o propósito de nos buscar, tais acontecimentos já estão se cumprindo, chegou o momento de olharmos para os céus e dizermos: Maranata! Ora vem Senhor Jesus .

            Estas três histórias são ricas em informações que mantém a nossa esperança viva sobre a vida de Jesus para nos buscar, tenha inteira convicção de FÉ, não tenha medo de falar sobre o arrebatamento, as crianças também precisam se preparar para este momento, e você é nesta hora o canal que Deus vai usar para anunciar as verdades santas, lembre-se: você contribuirá para a Salvação dos Pequeninos, vamos salvar alguns arrebatando-os do fogo (Jd v.23a).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Convite para o Culto do Resgate

Convite

Você é muito especial!
                                     Temos sentido muito a sua falta...
                                                                                      O seu lugar entre nós ainda está vazio!
Nestes dias temos pensado muito em você e estamos orando diariamente pela sua vida diante de Deus, para que Ele te guarde de todo mal e lhe ajude nas lutas diárias de sua vida, sabemos o quanto é difícil passar pelos desafios do dia a dia, entendemos que você tem andado ocupado e por algum motivo perdeu aquele ânimo que antes de longe já percebíamos que era você que estava chegando para mais uma vez adorarmos a Deus. Diversos, podem ser os motivos que lhe levaram a distanciar-se de nós, acreditamos que por fazer tanto tempo que você se afastou, já não sentes mais a doce alegria e paz, que quando conheceu a Cristo você desfrutou, lembra-te daqueles maravilhosos momentos em que você chorava de emoção sentindo que Deus, nosso amoroso papai, lhe abraçava e estava sempre bem pertinho de ti.... há! Estes momentos inesquecíveis da manifestação real do poder de Deus que contemplastes! Sei que no fundo de sua alma, sentes saudades....
E por nos preocupar com a sua alma, preparamos um presente todo especial para você, o objetivo desta carta é convidar-te para relembrar tudo o que Cristo fez em sua vida, em um culto de adoração a Deus, sob o tema: O RESGATE das Jóias Preciosas! Jesus espera por ti, independente do que aconteceu, este Deus que te ama de uma maneira tão tremenda, que deu o seu único filho para morrer por você, como Pai amoroso quer cuidar de ti! JESUS TE AMA E TE CHAMA:

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas”


Local: Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Data: ___/___/___

Hora: 19:30 hs.

terça-feira, 27 de julho de 2010

CRONOGRAMA DAS AULAS


segunda-feira, 26 de julho de 2010

PROGRAMAÇÃO DA EBF 2010

A Escola Bíblica de Férias será realizada no mês de férias escolares das crianças, tendo por público-alvo as crianças e adolescentes da cidade, agrovila e bairro. Sua duração em média é de uma semana, tendo a sua abertura no domingo à noite, aulas pela manhã de segunda a sexta-feira, com o término no sábado a noite, mas esta programação pode ser adaptada a realidade de sua igreja, tendo variações de cultos e aulas. A EBF 2010 está formulada para quatro cultos e quatro aulas, como segue a programação e cronograma a baixo:

Programação dos Cultos:

Culto de Abertura
Oração inicial
Hinos da Harpa: 300, 547, 469.
Leitura Oficial da Palavra: Apocalipse 22.12.

* Entrada Solene:
Bíblia Sagrada
Bandeiras: Brasil, Pará, Cachoeira e Igreja.

Entrada das crianças:
10 virgens (toca-se a marcha nupcial)
Escudo da EBF
As Crianças (todas com Bíblias nas mãos, cantando o hino 123 da Harpa Cristã)
- Canta-se o Hino Nacional
- Juramento a Bíblia: Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo as suas leis, procurando amar e
                               Esconder a sua Palavra no meu coração para não pecar.

Recita o Tema: Desperta! Jesus está Voltando!
Versículo Oficial: Eis que cedo venho e comigo está o galardão para dá a cada um de acordo com o que tens feito. (ap. 22.12)
Cantam o hino 123 HC e direcionam-se para o seu lugar de destino.

*Programação:
Apresentação dos visitantes;
Oportunidades para os convidados;
Lançamento dos desafios:
- Desfio Missionário: quem vai levar para a EBF mais visitantes;
- Desafio da Oferta: a classe que vai contribuir com a maior oferta;
Recreação: momento de louvores com todas as crianças.
Oração pelo pregador.
Mensagem Oficial.

Culto Evangelístico
Será realizado na rua e dirigido pela grupo de Evangelismo, com o objetivo de anunciar que Jesus está voltando!

Culto do Resgate
Será realizado no templo e dirigido pelo superintendente da Escola Dominical. Neste culto todos os hinos e palavras serão direcionados aos desviados, as ovelhas perdidas. Uma semana antes de começar a EBF serão distribuídas cartas-convites para todas as pessoas que estão distanciadas da igreja. Esta carta servirá para convidá-los para participar do culto em adoração ao nosso Deus, com o objetivo de reconciliá-los com o Pai Celeste. Lembre-se de orar sempre em prol destas almas e deste culto para que a benção da salvação se estenda sobre todas as vidas.

Culto de Encerramento
Este culto pode ser realizado pela manhã ou à noite, dentro do templo e dirigido pelo departamento infantil, ocorrera à entrega de certificados, entrega dos prêmios para os vencedores dos desafios propostos no culto de abertura, deve ser feita a leitura do relatório espiritual dos movimentos ocorridos durante a EBF.

Sugestões:
Sugerimos a coordenação que antes de iniciar os trabalhos pela manhã, seja oferecido um café da manhã para as crianças, pois muitas chegam as nossas igrejas sem ter se alimentado. Para que haja melhor aprendizagem é necessário que as crianças estejam alimentadas.

Sugerimos que após o termino de toda a programação da EBF seja realizado um almoço de confraternização entre todos os trabalhadores do evento.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Ministério Infantil


Deus nos confiou à importante tarefa de proclamar as Boas Novas de salvação a todas as nações, essa ordem maravilhosa foi nos confiada por Jesus antes de subir aos céus, “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Os anjos desejaram esta missão, porém o nosso Deus a confiou a nós. O Ministério com Crianças é uma dádiva do Todo Poderoso, o Senhor ama as crianças, por isso, Ele escolhe pessoas especiais para discipular os pequeninos. Este trabalho deve ser levado a sério! A alma de uma criança é tão valiosa quanto à de um jovem ou adulto, temos que evangelizá-las!
 O inimigo das nossas vidas tem lutado ferozmente tentando tragar as crianças, pois se ele as destruir, não precisará destruir pastores, missionários e pregadores amanhã. A mim e a você foi confiada à missão de ganhar as crianças para Cristo e ensiná-las o caminho da salvação. Elas são a igreja de hoje e a certeza que existirá igreja amanhã!
“Filhinhos é já a última hora” (I Jo 2.18a) se quando o apóstolo escreveu estas coisas já era a última hora, estamos vivendo então os últimos minutos da igreja do Senhor aqui na Terra, é tempo de despertarmos e cumprirmos o ide do Mestre, tempo de anunciarmos a todos que Ele está voltando, muitos pequeninos ainda nem conhecem a Jesus mesmo frequentando nossas igrejas, o Ministério Infantil hoje, requer pessoas comprometidas com as verdades bíblicas dispostas a enfrentarem os desafios da atualidade para anunciar a Jesus e a sua volta as crianças, Deus conta co você para realizar esta missão!

 Deus convoca a todos nestes últimos dias para SEMEAR E COLHER, porque Jesus já está voltando! Convoca crianças para se tornarem semeadores. Jesus escolhe e age através dos pequeninos. Creia nisso, valorize o seu ministério e seja abençoado!

DESPERTA! JESUS ESTÁ VOLTADO! (Ap 22.12)

TEMA: DESPERTA! JESUS ESTÁ
VOLTANDO!
VERSÍCULO OFICIAL: EIS QUE CEDO VENHO E COMIGO
ESTÁ O GALARDÃO PARA DÁ A CADA UM DE ACORDO
COM O QUE TENS FEITO. (Ap. 22.12)