quarta-feira, 9 de março de 2011

Pedagogia Cristã

“E o que de mim entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis,

Que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.

(II Timóteo 2.2)

Faz-se necessário à Igreja, uma Educação que se processe dentro de determinados princípios cristãos, em observância a planos específicos e destinados a reforçar ou mudar determinados hábitos ou costumes de grupos, populações ou nações inteiras, isto é, uma educação intencional e sistemática a “Educação Cristã”. O comodismo é uma das tentações que mais têm atingido o “Processo Educativo Cristão”. Ele incorre no sério erro de fazer a obra do Senhor relaxadamente. Paulo, o apóstolo, recomendou a Timóteo que fosse diligente para que o seu progresso estivesse manifesto a todos. (I Tm 4.15).


A Igreja mais do que nunca deve investir na área da Educação, tendo que para isto replanejar o seu processo pedagógico, como: “Objetivos, metas, metodologias, preparação e formação de Educadores Cristãos”.

O que é Educar?

É fazer aflorar as potencialidades do indivíduo através da instrução do ensino. Aplicando-se esse conceito, pode-se perceber que o ser humano já nasce com determinadas pré-disposições para tal ou qual ação. (Existência de características inatas de cada ser humano, condicionadas por fatores biológicos), ligados à árvore genealógica, e complementadas por fatores ambientais que acabam por criar um clima familiar que provoca a aceitação de suas ações e valores ou a rejeição destes.

A Educação é também um ato psicossocial, pelo qual uma pessoa influencia ou é influenciada com idéias, ideologias e valores. Diante dessa certeza, surge então a preocupação em saber sobre a intencionalidade ou não do ato educativo exercida pela Igreja nos dias atuais. Pois não podemos esquecer que o Senhor mesmo nos ordena: “Ensinai o menino no caminho em que deve andar, e quando crescer não se desviará dele” (Pv 22.6). Disse também: “Ide e ensinai a todas as nações, fazei discípulos, ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Mt 28.19,20).

É nesse sentido que se faz necessário à igreja uma educação que se processe dentro de determinados princípios cristãos, em observância a planos específicos e destinados a reforçar ou mudar determinados hábitos ou costumes de grupos, populações ou nações inteiras, isto é, uma educação intencional, sistemática, educação cristã.

EDUCAÇÃO CRISTÃ: um processo contínuo de crescimento que envolve o desenvolvimento integral do cristão:

*Envolve a Mente - Quando a pessoa desenvolve-se no conhecimento de Deus, de seu filho Jesus, de sua palavra e de sua igreja.

*Envolve o Emocional - Aquele em que o discípulo é levado a amar a si mesmo, a recuperar sua auto-imagem sendo capaz de viver na sociedade, amar seu próximo e contribuir para seu crescimento.

*Envolve o Espiritual – O ser humano consciente ou inconscientemente anseia por Deus e faz perguntas existenciais, como: de onde vim? Para onde vou? O desenvolvimento espiritual começa num relacionamento pessoal com Cristo.

Há pelo menos três razões para valorizarmos a Educação Cristã.

* O Aperfeiçoamento dos Cristãos – ensinamos para que as pessoas cresçam na fé e viviam a vida cristã como súditos do Reino em obediência ao Rei. Em Ef 4.11,12, fala dos dons e mistérios que foram dados à igreja.

*A Edificação dos Lares Cristãos – para a igreja ser edificada e a sociedade fortalecida, é necessário que a edificação e o ensino comecem no lar.

*A Transformação da Sociedade – quando valores cristãos como justiça, paz, reconciliação, alegria e esperança são introduzidos nas sociedades, há transformação.

A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR NA ESCOLA DOMINICAL

É o maior investimento do mundo que os pais podem fazer pelos seus filhos. A Escola Dominical é aberta para todas as pessoas de todas as idades e em qualquer época. É nela que o aluno aprende a defender aquilo em que crê e a refutar as teorias contrárias à Bíblia. Segundo Esequias Santos, o comentarista de lições bíblicas: “A criança proveniente de um lar cristão é instruído desde a mais tenra idade, Na ED, tem formação cristã para saber ver o mundo e interpretar pelo conhecimento mais profundo da Bíblia.”.

Hoje a ED é o aspecto mais dinâmico da obra evangélica de educação religiosa popular. O Brasil defronta-se atualmente com problemas espirituais sociais e morais no que tange à delinqüência juvenil e desagregação espiritual. A solução cabal para esses males que tanto preocupam o governo e as autoridades, está na regeneração pela palavra de Deus, através do ensino organizado através de um currículo.

O QUE É CURRICULO?

É o planejamento com o fito de organizar decisões políticas de uma instituição. Nesse sentido o currículo escolar estabelece normas sistemáticas em suas atividades e isto inclui os conteúdos a serem trabalhados em cada faixa etária, a linha pedagógica adequada à época, ligados aos interesses e metas estabelecidas. A Escola Dominical trabalha hoje, com um novo currículo, e esse com uma linguagem visual moderna e adequação dos conteúdos. Depois de muitas pesquisas e planejamento com base na pedagogia moderna, constata-se que a reciclagem é vital no processo de Educação Cristã. A mudança é necessária para acompanhar os novos rumos da sociedade, além de provocar na igreja a busca por adaptação a essa realidade. No início da Escola Dominical as lições consistiam de textos em forma de perguntas nacionais de fé cristã, leitura bíblica, recitação de versículos, oração e hinos. Depois surgiu o método de comentar os versículos lidos. A seguir surgiram as revistas da ED. Por fim surgiram os currículos de Educação Cristã para a ED.

NOVO CURRÍCULO

O Currículo atual da Escola Dominical é dividido em classes que abrange todas as idades:

Maternal: ( de 2 a 3 Anos)

Jardim de Infância: ( de 4 a 5 Anos)

Primários: ( de 7 a 8 Anos)

Juniores: (de 9 a 10 Anos)

Pré – Adolescentes: (de 11a 12 Anos)

Adolescentes:

Juvenis:

Jovens, Adultos e Discipulados:

Todos com um programa de conteúdos adequados às faixas de idade, à realidade e princípios bíblicos. Pois sabemos que não existe variação na Palavra de Deus. Mas, na metodologia de ensino temos dinamismo. Hoje, com o acesso e disponibilidade de informações, contamos com alunos cada vez mais preparados e exigentes quanto ao conteúdo ministrado. Isso faz com que as técnicas de ensino da Escola Dominical expirem novidades no processo educativo. Por meio dos nossos profissionais de Educação Cristã, podemos atualizar e organizar a cada época o ensino para a ED.

O VERDADEIRO OBJETIVO DO CURRÍCULO DA ED

O novo currículo da ED deve ser moderno e dinâmico, mas que eleva acima de todas as coisas a excelência da Palavra de Deus. O objetivo também é que todos e principalmente as crianças possam usufruir melhor das Sagradas Escrituras, direcionados pelo professor, que munido desse currículo passa dar-lhe a devida orientação de como tornarem-se servos e Deus no mundo em que vivemos. Em gera, está na regeneração espiritual preconizada na Palavra de Deus através da Escola Dominical. A Igreja de Deus precisa explorar todo o potencial da Escola Dominical como Agência de Ensino da Palavra de Deus e a evangelização em geral, como diz o Pr Antonio Gilberto “Se a Escola Dominical fosse mais promovida, teríamos uma igreja quatro vezes maior. Muitos se esquecem que a Assembléia de Deus está crescendo em quantidade, mas nem tanto em qualidade”

Que Deus pela sua misericórdia faça com que todos se angustiem e decida investir mais na educação religiosa para salvar o lar, a infância e os adolescentes que vivem uma situação difícil, moral e socialmente, devido às transformações que o mundo enfrenta.

O mundo vai de mal a pior, e isso é bíblico. Espiritualmente há a esperança de um avivamento celestial, quando multidões serão salvas e renovadas, e a ED é peça chave disso, porque quem ganha almas são os pregadores e os evangelistas, mas quem vai educar e discipular é a Escola Dominical. Por isso a Assembléia de Deus deve investir mais em oração, divulgação, recursos e preparo de professores, instalações, material apropriado e principalmente na área Infanto-Juvenil.

EDUCADORES CRISTÃOS

Todo Educador Cristão deve estar preparado de integralmente, ou seja, estar preparado de acordo com a Pedagogia Cristã.

A FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFESSOR CRISTÃO REQUER:

*Dedicação ao Ensino: Princípio fundamental no exercício do Magistério Cristão. O professor da ED, além de ser uma pessoa dedicada ao ensino, como orienta a Palavra de Deus em (Rm 12.7), precisa ter uma formação mais ampla para que possa atender a demanda na igreja, por parte de um alunado, cada vez mais exigente. Em termos de conhecimento e cultura, sem perder a visão de que é um servo de Deus e que necessita de sua graça, para cumprir bem sua tarefa.

*Preparo Teológico: É através dele que o professor terá uma visão ampla do estudo sistemático da Palavra de Deus, como por exemplo: suas divisões em partes históricas, geográficas, ética e etc. A Bíblia diz: “Examinai tudo, retendo o bem “. (Ts 5.21)

PREPARO DIDÁTICO

Didática é a técnica de dirigir e orientar o ensino e a aprendizagem. E como ciência baseia-se em princípios científicos chamados de “Leis do Ensino”, que envolve a prática e a habilidade em comunicar conhecimentos. Para isto utilizam-se métodos, recursos, objetivos, planejamentos, avaliações que facilitam o processo ensino-aprendizagem, mesmo sabendo que cada educador tem estilo próprio, precisa ter essencialmente o conhecimento da Didática. O professor da ED tem grande responsabilidade, na sua tarefa de contribuir para a educação de tantas vidas que se colocam na classe para ouvi-lo. Para tanto o Educador Cristão tem papel fundamental, nesse sentido de estimular, auxiliar e dirigir a aprendizagem:

*Ser um instrumento, nas mãos do Espírito Santo para transmitir a Palavra de Deus.

*Ser amigo, procurando relacionar-se bem com os alunos.

*Ser exemplo, para seus alunos. ”Assim falai, assim procedei” (Tg. 2.22)

Na escola secular, o professor pode até ser um mero transmissor de conhecimentos, na igreja, é diferente. O Educador Cristão tem que ser didático e exemplar. Um antigo ditado popular diz: “As palavras ensinam, mas o coração arrasta”. Esse pensamento expressa uma realidade. Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de mestre. Sim, porque nós somos os mestres de nossos alunos. Ele conhecia a matéria que ensinava (Lc 24.27), conhecia seus alunos (Mt 13; Lc 15.8-10), reconhecia o que havia de bom em seus alunos (Jo 1.47), ensinava verdades bíblicas de modo simples e claro (Lc 5.17-26; Jo 14.6), variava o método de ensino conforme a ocasião e o tipo de ouvintes. (Parábolas, perguntas, discursos e etc.).

REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO

O Educador Cristão deve apresentar alguns requisitos de qualificação, de natureza espiritual e material.

*Testemunho Cristão - O caráter do mestre que tem bom testemunho para confiança no coração do aluno, reconhecendo que ele tem algo a oferecer-lhe.

*Sabedoria Divina- Aquela compreensão espiritual do que é correto e do que se deve fazer, do que está errado e o que deve ser evitado, de acordo com os princípios bíblicos.

*Justiça - A pessoa que tem senso de justiça e pratica=a acaba se tornando referencial onde quer que esteja. Dessa forma exercerá muito mais influência sobre seus alunos.

*Empatia – O professor simpático tende a reunir em torno de si os alunos, tanto na sala de aula, quanto fora dela. Pois os alunos instintivamente procuram estar mais próximos dos professores com sentimento caloroso e espontâneo em relação aos seus educandos.

* Competência profissional – Tanto do ponto de vista material, quanto moral, na qual estão inclusas algumas características; “Preparo Pedagógico, Capacidade de Expressão, aparência, Criatividade, Otimismo, Gestão, Senso de humor, preparo espiritual, Aprendizagem Contínua, entre outras.

É imprescindível que os Educadores atualizem-se constantemente como condição para uma Educação Cristã de qualidade. É importante aprofundar todo conhecimento possível para melhorar o desempenho e os resultados do Ministério de Ensino na Igreja.

BIBLIOGRAFIA

TOSI. Maria Raineldes, Didática Geral: Um Olhar para o Futuro, 2003.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO

Ano 2 – N° 20 - 2004

Ano 6 – Nº. 22 – 2005

Ano 10 – Nº.- 2009
Luzilene de Lima Felix
(Psicopedagoga)

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